Conteúdo
Coelce (COCE5): 2T18 - Uma questão de custos...de oportunidade

Coelce (COCE5): 2T18 - Uma questão de custos...de oportunidade

27 de julho de 2018
Por Carlos Herrera
Os resultados do 2T18 vieram abaixo do esperado, confirmando as tendências negativas comentadas no relatório publicado ontem. Dado isso, estamos revisando nossas estimativas para o ano e reiteramos a nossa visão negativa para o papel.
 
O lucro atingiu 81 milhões de reais, -29 por cento de queda em relação ao 2T17 e 7 por cento abaixo das nossas estimativas. Operacionalmente, o Ebitda de 155 milhões caiu 24 por cento em termos interanuais e esteve 11% abaixo do projetado. Mais do que pelo lado das receitas (em linha), as más notícias vieram pelo lado dos custos/despesas operacionais que cresceram 23 por cento a/a.
 
A forte expansão de custos se deveu a compra de energia (+18%), maiores encargos, e maiores custos/despesas gerenciáveis devido a reajuste de contratos.
 
No caso das despesas financeiras líquidas, elas basicamente zeraram diante de 20 milhões de despesa em 2T17. Apesar da boa notícia, não temos clareza se será recorrente pois se deveu principalmente a: efeito de maior IPCA no ativo indenizável e variações monetárias.
 
Adicionalmente, a alíquota efetiva do imposto de renda foi de 23,5% versus 20% do 2T17.
 
O capex também cresceu mais do que esperado ao se expandir 33,6% na comparação intranual. Finalmente, dada a menor geração de caixa, a alavancagem continuou em alta, razão pela qual esperamos que atinja 2,4x (dívida líquida/Ebitda) no final de 2018.
 
Resultados 2T18 versus estimativas Condor
 
Resultados2T18.jpg
 
Fonte: Condor Research
 
Dados os resultados, seguem as nossas novas estimativas para o ano:
 
Projeções financeiras atualizadas e múltiplos
 
 
Coce-Atualizacao.jpg

 

 
Fonte: Condor Research
 
Vemos que os resultados confirmam a visão negativa exposta na nossa última atualização. Com um ROE esperado 18E de menos de 13% e uma alavancagem crescente, vemos que o papel dificilmente se encaixará na definição de vaca leiteira que costumava ser, e se encontra negociando a esticados múltiplos de 8,4x Ev/Ebitda e 11,6x preço/lucro sob nossas estimativas para 2018.
 
Portanto, a recomendação é de sair de Coelce (COCE5) e realizar o lucro acumulado desde o início da recomendação no dia 17/06/2016.
 
Em caso de qualquer dúvida ou comentário, fique à vontade para entrar em contato via email: cherreracondor@gmail.com. Para receber mais conteúdo como este, inscreva-se na nossa newsletter clicando aqui.
 
Um grande abraço!
Carlos Herrera
 
Em cumprimento com a ICVM 598, declaro que as recomendações contidas neste relatórios refletem única e exclusivamente minhas próprias opiniões e avaliações, as quais foram elaboradas de maneira independente e autônoma.
 
 
Adicionalmente, declaro não possuir ações da companhia mencionada

Comente essa publicação

Dúvidas? Fale conosco