Conteúdo

Bancões - o que NINGUÉM te contou sobre sua carteira previdênciaria.

23 de fevereiro de 2022

Bancões - o que NINGUÉM te contou
sobre sua carteira previdênciaria.

O que você vai ler:
• Lucro dos bancos brasileiros.
• Crescimento real dos lucros.
• Problema das carteiras de dividendos
• Como escolher uma Vaca Leiteira.
• Tempo de leitura estimado: 6 min.

Atenção: se você tem uma carteira previdenciária, com foco em dividendos, sugiro que leia as próximas linhas.

O que você verá a seguir não é uma opinião. Trata-se de uma mera constatação matemática do efeito corrosivo que a inflação causa em seu patrimônio.

Todos meus assinantes já sabem da gravidade do cenário atual, mas dada a importância do tema, me sinto no dever de alertar a qualquer investidor que me acompanhe.

O maior investidor(Pessoa Física) do país também já percebeu e começou a mudar seu portfólio!

Você realmente acha que seu dinheiro está seguro comprando ações de Bancões ?

“Inflation is a disease, it’s a dangerous disease for a society… It is sometimes a fatal disease for a society. It’s a disease that if allowed to rage unchecked can destroy a society”.

- Milton Friedman

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Semana passada os principais Bancos Brasileiros divulgaram seus balanços. Muitos investidores e analistas profissionais ficaram empolgados e viram os resultados como positivos, muito melhor do que o esperado.

Afinal:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Preciso alertar, contudo, que quando se trata do seu patrimônio, construído com seu suor e dinheiro para que você possa ter uma aposentadoria tranquila, não podemos fazer uma análise simplista.

Devemos levar em conta o efeito devastador da inflação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ela é real e já causa impactos na sua vida:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em contextos com estabilidade inflacionária, considerar esses ajustes é praticamente esquecido pelos investidores e até mesmo por analistas profissionais. Afinal, não temos correção monetária nos balanços das empresas há mais de 10 anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O gráfico a seguir mostra a evolução real do lucro dos principais bancos listados na B3 entre 2021 e 2019, usando como referência o indicador IPCA.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como não ajustamos os resultados aos diferentes níveis de provisionamento, já que dependem do julgamento da diretoria, a análise não será perfeita. Mas, ainda assim, servirá como base para demonstrarmos nosso ponto:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os bancos normalmente são vistos como uma maneira simples e prática de se proteger
diante da inflação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O gráfico, porém, mostra que nos últimos 2 anos, não temos visto essa proteção. É verdade que veio a pandemia no meio, mas 2021 foi um bom ano que, em termos gerais, permitiu uma reversão de provisões.

Em outros países, a expansão de lucros foi significativa, por exemplo:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• JP Morgan - Lucro líquido 2021 - USD 48 billhões (+65%)
• Bank of America - Lucro líquido 2021 - USD 32 bilhões (+78%)
• Wells Fargo - Lucro Líquido 2021 - USD 21 bilhões (+515%)
• Banco de Chile - Lucro Líquido 2021 - CLP 793 bilhões (+71%)
• Santander Chile - Lucro Líquido 2021 - CLP 774 bilhões (+50%)
• BBVA México - Lucro Líquido 2021 - MXN 66 Bilhões (+66%)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Resulta que mesmo assim, dependendo do banco, foram exceções aqueles que realmente conseguiram entregar um crescimento de lucro superior ao da inflação.

Olhando por esse lado, os resultados dos Bancos Brasileiros não parecem tão bons assim.

Mas essa análise não deve ficar restrita ao lucro. Precisamos levar em conta o preço de compra pago pelo investidor para saber se foi um bom negócio ou não.

O gráfico a seguir esfacela de uma vez por todas a narrativa de que basta comprar Bancão e esquecer para se proteger desse monstro (inflação).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa análise considera o preço de compra em dezembro de 2020 e o lucro ajustado e recorrente, que deveria ser o valor gerado ao acionista.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa análise considera o preço de compra em dezembro de 2019 e o lucro ajustado recorrente de 2020 e 2021.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Perceba que bancos como #ITUB3, #BBDC4 e #SANB11, apesar de serem considerados uma fortaleza, e terem sido presença garantida em 90% das carteiras de dividendos, sequer conseguiram repor significativamente o efeito da inflação (IPCA - 10% em 2021, 15% de 2020 a 2021) nesses últimos dois anos.

Dessa maneira, temos uma explicação para essa queda tão persistente dos bancos brasileiros e de algumas empresas de utilities (elétricas, saneamento, concessões, etc), no que se refere a múltiplos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na prática, você deve se colocar nos
sapatos do aposentado:


➡️ Você estaria feliz se a sua pensão tivesse caído entre 15% e 30% em termos reais?

Recentemente eu li uma entrevista do mítico Luiz Barsi que explicou por que ele decidiu sair do #ITUB4 e #ITSA4. Essa análise acima é bem consistente com a explicação dele.

Uma boa percentagem do investidor de bancos é parecido com o de utilities:

Pessoas ou fundos que procuram ganhar da inflação, recebendo dividendos gordos. Isso significa dividendos crescentes e previsíveis.

É bom lembrar que você tem duas fontes de crescimento do dividendo: lucro e payout (percentual do lucro pago em dividendos). Só que existe um trade-off nesse último fator, pois um payout alto pode limitar o potencial de crescimento do lucro futuro, visto que o dinheiro que a Companhia poderia reinvestir, será distribuído ao acionista.

Portanto, o mais relevante é o crescimento do lucro.

Se os bancos não estão conseguindo proteger seu patrimônio em contextos inflacionários, normalmente o interesse cai e é preciso ROEs (retorno sobre o patrimônio) maiores e crescentes.

Dessa maneira, os múltiplos em países onde a inflação é MAIOR do que outros são bem menores!

Ou seja, se a regra do polegar até 2018 era que #ITUB4 e #BBDC4 são precificados a 10x preço/lucro, se a inflação ficar na casa dos 5% a 10% por 3 ou 5 anos, então você deve exigir pagar algo mais próximo das 5x- 8x para esses bancos privados.

Por quê? Porque você deve compensar a queda dos seus fluxos futuros e exigir o reajuste NO MÚLTIPLO!

Na prática isso significa que em horas como essa, não adianta realizar análises genéricas.

Você deve sempre se perguntar se os múltiplos estão baratos mesmo, ou se refletem um país com um cenário econômico estagnado.

Nos últimos anos, era típico ler recomendações massivas de compra em #ITUB4 / #ITSA4 com base no bom ROE, liderança e governança (esse último fator é extremamente questionável!).

Mas, não adianta você comprar usando análise top down... e daí escolher o líder da indústria. Você precisa entender bem cada empresa e saber o que está rolando por trás. Porque dentro de uma mesma indústria pode haver performances bem diferentes. No caso dos bancos você deve, dentre outras coisas, considerar:

- Análise da Carteira de Crédito
- Análise do nível de provisionamento
- Histórico de Lucro
- Base de clientes
- Evolução das despesas

Isso significa que todos os bancos e ações brasileiras serão péssimos negócios daqui para frente?

De forma alguma.

“Stocks are still the best of all the poor alternatives in an era of inflation.” – Warren Buffett

O ideal é você comprar ações que tenham uma boa margem de segurança e algumas fontes de valor mal precificadas. Então é preciso usar análises alternativas como somatória das partes ou valor de liquidação. Assim, tem que ser rigoroso com os 5 critérios que usamos nas nossas míticas #vacasleiteiras:

✅ Rentabilidade: a empresa deve ter um histórico de boa entrega de indicadores como #ROIC ou #ROE.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Saúde financeira: se você estiver muito endividado, mal poderá crescer e pagar dividendos

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Histórico de lucratividade e governança: a empresa deve ter consistência na entrega de margens e de comunicação com o mercado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ Uma boa geração de caixa: não se trata só de dividend yield (lembra que o payout limita o crescimento dos lucros?), mas de free cash flow yield (fluxo de caixa livre / valor de mercado).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

✅ O mais importante: Valuation descontado

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não acredite nas meias verdades que postam na internet, cadastre-se que em breve você será avisado do webinar GRATUITO sobre os cuidados que você precisa tomar na sua carteira previdenciária.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comente essa publicação

Dúvidas? Fale conosco